top of page

Blog

Como achar o repouso (1)

  • Foto do escritor: irmãs em cristo
    irmãs em cristo
  • 12 de fev. de 2018
  • 4 min de leitura

Quando lemos os capítulos 3 e 4 de Hebreus vemos que há uma estreita relação entre Cristo, a igreja e o repouso. Em 3:6 nos diz que nós, os crentes, somos a casa de Deus. Pouco mais adiante, em 3:14 nos diz que temos sido feitos participantes de Cristo. Se unirmos ambas as coisas, temos que admitir, pelo fato de ser de Cristo, que somos a igreja. Então, no capítulo 3 temos a realidade de ter a Cristo, e a realidade de ser igreja.


Mas logo, o Espírito faz várias advertências, mediante dois subjuntivos. Um em relação a casa e outro em relação a Cristo. Somos a igreja, se é que "retemos firme até o fim a confiança", e participamos de Cristo, se é que "retemos firme até o fim a nossa confiança inicial". Ambas as advertências nos conduzem à necessidade de manter a confiança (ou a intrepidez, ou a segurança), e reter aquilo que recebemos ("Confiança" e "reter" aparecem em ambos os versículos).


Devemos nos manter no terreno da fé quanto a estas coisas. Israel pecou no deserto, porque não creu, devido ao seu endurecido coração. E porque não creu, Deus se indignou contra eles, e não os deixou entrar em seu repouso. Da mesma maneira, nós poderemos não entrar no repouso, se não retermos as coisas que recebemos: a realidade de ser de Cristo e a realidade de ser igreja.


Entrar no repouso significa descansar na obra de Deus a nosso favor. Deus tem feito algo em Cristo para nós, portanto, Deus apresenta a Cristo, e nós devemos contemplar-lhe e nos deleitar nele. O segundo, Cristo nos edificou como igreja (ele disse: "Edificarei a minha igreja"), e então devemos contemplar a sua maravilhosa edificação em nós.


Nós achamos repouso quando vemos que Deus nos tem feito participantes de Cristo, e quando Cristo nos edifica como casa dele. Não só o primeiro, mas também o segundo. Nada representa melhor o repouso do que uma casa. Em nossa casa, o nosso coração verdadeiramente descansa.


Assim também com a nossa alma, só acha quietude e descanso quando achamos a casa de Deus. Nem toda congregação de crentes é a casa de Deus. Como sabemos isto? Hebreus nos dá o exemplo de Moisés, que foi fiel em toda a casa de Deus (3:2). Ele se absteve de propor as suas idéias, e simplesmente seguiu os delineamentos de Deus para levantar o tabernáculo. Nem toda congregação é casa de Deus, porque nem todos obedecem aos delineamentos de Deus. Quando achamos a casa segundo Deus, então achamos repouso. O repouso é o melhor sinal de que achamos o Senhor e a sua casa.


A razão do por que Israel não achou o repouso, conforme nos ensina Hebreus, é porque eles indignaram a Deus com a sua incredulidade. "...portanto, assim jurei na minha ira: não entrarão no meu repouso" (3:11).


Nesta passagem do capítulo 3 de Hebreus, em que é citado amplamente o Salmo 95, mostra-se reiteradamente a conduta do povo, e a reação de Deus. O povo endureceu o seu coração, provocou a Deus, provou-lhe, tentou-lhe e desobedeceu. Por sua vez, Deus se desgostou e se irou com eles.


Eles durante quarenta anos viram as suas obras, mas não conheceram os seus caminhos. Isto é muito significativo. Ver as obras de Deus é contemplar os milagres, os prodígios, acostumar-se às maravilhas de Deus; no entanto, tais coisas não conseguem mudar o coração. Ao contrário, endurecem-no mais.


Mais do que ver as obras de Deus, eles deveriam ter conhecido os caminhos de Deus, os propósitos de Deus. Ter entendido porque e para que Deus lhes conduzia pelo deserto. Porque Deus permitia que eles tivessem fome ou sede. No entanto, eles insistiam em dizer: "Estará Deus conosco?". Como conseqüência de sua dureza e incredulidade, eles ficaram prostrados ali.


O versículo "Hoje se ouvires a sua voz, não endureçais os vossos corações" aparece em três lugares de Hebreus (3:7-8; 3:15; 4:7). Esta exortação é reiterada, porque Israel pecou exatamente nisso. Eles ouviram muitas vezes a Deus, mas não creram em suas palavras, mas endureceram o seu coração.


Mais que querer ver milagres, devemos ouvir a voz de Deus e crer. "E a quem jurou que não entrariam em seu repouso, a não ser aqueles que desobedeceram (ou recusaram crer)? E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade" (3:18-19). A palavra de Deus para eles, era que Deus os guiava, os defendia e que ele lhes introduziria na terra, tal como lhes havia dito. Mas eles não creram. Eles tentaram a Deus, ignoraram os seus fiéis cuidados, e se deixaram dominar pelo medo e o obscuro informe dos dez espias incrédulos.


Qual é a palavra de Deus para nós, que devemos crer e receber? É a palavra referente a Jesus Cristo e a sua Igreja. Disso falam os versículo de Hebreus 3:6 e 3:14, um de Cristo e o outro da sua igreja. Nós somos feitos participantes de Cristo e somos a casa de Deus.


Se centralizarmos a nossa vida em Cristo e se deixarmo-nos edificar como igreja segundo o modelo de Deus, então acharemos o repouso que Israel não teve. Então o nosso coração achará alívio das nossas solidões, fomes e sobressaltos. Se chegarmos ao lugar onde ele mora, o lugar que o Espírito Santo edifica como a Sua casa, então repousaremos das nossas obras, como Deus repousa das suas. Porque ele descansa, nós também descansaremos.


Fonte: www.aguasvivas.ws

Комментарии


Destaques
Arquivos

© 2023 por Irmãs em Cristo. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page