top of page

Blog

OITO TIPOS DE FRACASSO NO CRISTÃO (Parte 2)

  • Watchman Nee
  • 14 de ago. de 2017
  • 6 min de leitura

4 - PECADOS DO CORPO.

Há também os pecados relacionados com o corpo. Não necessariamente são coisas impuras. Em termos humanos, talvez não sejam coisas grandes, mas para um cristão são pecados.

Alguns dão atenção em demasia à comida; para outros, dormir é uma coisa sagrada. Alguns se preocupam exageradamente com a saúde ou o trato pessoal; outros estão presos ao hábito deconstantemente petiscar; e outros amam demasiadamente o próprio corpo. Todas essas coisas são pecados diante do Senhor. Muitos cristãos estão presos à comida. Nunca jejuaram. Podemos conhecê-los pela maneira de comer. No momento em que se põem a comer, os demais percebem que tipo de pessoas são. Um irmão disse em certa ocasião: "Tenho um apetite voraz; meu apetite é enorme". Irmãos e irmãs, comer sem controle também é pecado. Aqueles que não se controlam no comer, estão cometendo pecado.


Alguns ficam com um semblante horrível quando perdem um pouco de sono. Eles se irritam ao cuidar de certos assuntos e falam sem coerência. Isso também é pecado.

Alguns se entregam sem medida a petiscar, com o que gastam muito dinheiro. Outros dão muita atenção à arrumação pessoal e fazem o possível para terem boas roupas. Temos também aqueles que são obcecados pela saúde; tudo deve estar perfeito para eles. Acham que isso e aquilo são prejudiciais para o corpo; sentem-se cercados e ameaçados por tudo. Esses são exemplos de estar obcecados com nosso corpo. Muitas pessoas amam demasiadamente seu corpo. Não conseguem suportar nenhum sofrimento nem sequer toleram aproximar-se de um doente. Estão escravizados ao corpo. Paulo disse: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão" (1°Co 9:27). Ele reduzia seu corpo à escravidão. Não sujeitar nosso corpo à escravidão é pecado. O corpo deve ser submetido à nossa servidão. Muitos têm sacrificado seu tempo de oração de manhã pelo sono. Muitos têm cedido à comida o tempo que deveriam gastar na Palavra. Muitos são incapazes de servir ao Senhor porque dão muita atenção ao petiscar ou à aparência exterior. Ser descuidados nessas áreas e não restringir-nos é pecado.



5 - PECADOS NA PREDISPOSIÇÃO.


A predisposição natural do homem está relacionada com seu caráter. De fato, é o que o caracteriza. Toda pessoa nasce com certa predisposição natural. O Senhor não veio apenas livrar-nos do pecado, mas também das nossas inclinações. Alguns nascem obstinados; outros, muito legalistas. Para estes, dois mais dois têm de ser quatro. Eles são muito corretos, mas ao mesmo tempo são muito rígidos. O que para eles é correto tem de ser o correto; e o que pensam que é errado tem de ser errado. São muito inflexíveis. No lugar em que estão e em tudo o que fazem, sempre são os juizes supremos. Não há dúvidas de que freqüentemente eles são muito justos, mas a justiça deles tem chifres que fere os outros. Falta-lhes a amabilidade e doçura no trato com os irmãos. A justiça deles é rigorosa e inflexível. Irmãos e irmãs, isso também é pecado.


Outros são muito frágeis e temem assumir qualquer responsabilidade. Para eles tudo está bem. São o oposto dos irmãos obstinados que acabamos de mencionar. Alguns se enganam pensando que um homem bonzinho é um homem santo. Mas quantos homens bonzinhos Deus tem usado? Era o Filho de Deus um homem bonzinho na terra? Irmãos e irmãs, esse tipo de predisposição é também pecado e precisa ser resolvido.


Alguns talvez não sejam tão rigorosos ou bonzinhos; são, no entanto, como os que gostam de se exibir. Onde estão, querem ser notados. Aonde vão, sempre querem ser eles os que falam. Mesmo que não tenham a oportunidade de fazer alguma coisa, ainda assim circularão pelo ambiente para cumprimentar a todos os presentes. Não importa onde estejam, não ficarão satisfeitos até que todos tenham notado sua presença. Eles nunca passam despercebidos nos lugares aonde vão e jamais ficam calados.


Alguns irmãos são muito retraídos. Eles não gostam de ser notados onde estão. Sempre procuram um canto onde sentar-se. Isso também é pecado, e deve ser eliminado.


Alguns irmãos são muito rápidos para tudo, enquanto outros são muito lentos. Uma vez um irmão disse: "Louvado seja o Senhor. Tenho uma predisposição rápida para as coisas. Posso perder a paciência num minuto e esquecer disso logo em seguida. Posso explodir de raiva pela manhã, mas em cinco minutos isso passa. Quando vou para o trabalho já esqueci de tudo". Porém sua esposa e seus filhos sofrem o dia todo. Quando regressa do trabalho, sua esposa ainda está sofrendo e ele acha isso muito estranho. Pensa até que é ele uma boa pessoa! Isso é pecado, e precisa ser também solucionado.


Alguns são lentos em tudo. Podem adiar um assunto por um ou dez dias. Isso é ociosidade. Essa predisposição também deve ser tratada.


Cada um tem a própria peculiaridade. Mesmo sendo salvos, são extremamente severos com os demais e provocam situações antagônicas. Tudo deve ser observado nos mínimos detalhes. Nunca se aproveitam dos outros, porém, de nenhum modo permitem que outros levem a mínima vantagem sobre eles. Nunca ferem ninguém, mas se alguém os ofende, tomarão olho por olho e dente por dente. São muito calculistas e não deixam escapar absolutamente nada. Outros, pelo contrário, não são nada severos com os demais, mas são muito malvados. Tirarão vantagem dos outros mesmo quando se trata de alguns centavos. Eles não roubam nada de ninguém, mas aproveitam-se até de seus empregados ou seus motoristas.


Outros gostam de falar muito. Onde quer que estejam, não haverá sequer um momento de tédio: falam de uma família e criticam outra. Outros são muito levianos quanto aos fatos.Assim que ficam sabendo de algo, correm para contar aos demais.


Outros apreciam exagerar as coisas. Não mentem, mas o que dizem, exageram. Todas essas características do caráter têm a ver com nossas palavras. Se desejamos vencer e experimentar uma vida vitoriosa, todas essas coisas têm de ser lançadas fora. Ainda que não nos sintamos capazes de desfazer-nos delas, uma coisa é certa: temos de vencer.


Senti-me obrigado a falar desses assuntos porque o andar diário dos cristãos de hoje está longe de expressar a Deus. Alguns irmãos somente vêem as falhas dos outros; e são incapazes de apreciar as virtudes dos demais. De sua boca só saem palavras de críticas. Em certa ocasião, um irmão do norte da China conseguiu vencer nessa área. Antes não podia evitar notar as falhas nos outros. Quando uma pessoa vinha a ele, esse irmão mencionava seis ou sete defeitos que notava na pessoa. Quando outro se aproximava, ele também encontrava nesse outro seus seis ou sete problemas. Eu lhe disse que a razão pela qual ele via tantos problemas nos outros era porque ele mesmo era o problema. Essa era sua inclinação natural. Irmãos e irmãs, todas essas coisas são pecados. Todo cristão vencedor vive acima delas todas, e não debaixo delas.


6 - FALTA DE DISPOSIÇÃO PARA OBEDECER À PALAVRA DE DEUS.


Não apenas temos os pecados no lado negativo: a Bíblia nos mostra que ser negligente diante de Deus em nossa intenção de obedecer à Sua palavra também é pecado. Irmãos e irmãs, quantos mandamentos de Deus vocês têm lido, e a quantos têm obedecido? Quantos maridos amam a mulher e quantas mulheres se submetem ao marido? Uma irmã disse certa vez que sabia que devia submeter-se ao marido, mas sempre discutia um pouco antes de submeter-se. Ela percebeu com o tempo que nunca havia tido uma verdadeira submissão conforme o padrão do mandamento de Deus. Isso, é claro, é pecado.


Quantos cristãos percebem que estar tristes é pecado? A Bíblia diz que devemos regozijar-nos sempre. Quantos cristãos têm obedecido a esse mandamento? Devemos ver que estar triste é pecado. Todos os que não se regozijam, pecam. O mandamento de Deus diz que por nada devemos estar ansiosos. Se estamos cheios de ansiedade, temos pecado. De acordo com o mandamento de Deus, estar triste e ansioso é pecado. Claro que, de acordo com o homem, estar triste ou ansioso não é pecado, mas a Palavra de Deus diz que a tristeza e a ansiedade são pecados.


Devemos em tudo dar graças. Deus manda que demos graças em tudo. Em tudo devemos dizer: "Deus, eu Te agradeço e Te louvo". Mesmo que encontremos dificuldades devemos dizer: "Deus, eu Te agradeço e Te louvo". Uma mulher que teve nove filhos pensava que a palavra sobre não estar ansiosos estava equivocada. Ela alegava que uma mãe precisa estar ansiosa. Achava que não estar ansiosa era pecado. Já havia perdido dois filhos em meio à sua ansiedade e acreditava que devia criar os outros sete com ansiedade. Essa irmã não entendia que a ansiedade é pecado; pensava que era sua obrigação estar ansiosa. Regozijar-se sempre é um mandamento de Deus. Não andar ansioso de coisa alguma também o é. Em tudo dar graças, mais ainda, é um mandamento de Deus. A vitória e a força nos capacitam para obedecer o que Deus manda. Os que não conseguem vencer não são capazes de guardar os mandamentos de Deus.

(Continua na próxima postagem)

Fonte: Trecho do Livro - A VIDA QUE VENCE / Watchamem Nee

Comments


Destaques
Arquivos

© 2023 por Irmãs em Cristo. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page