LOIDE E EUNICE – Cultivadoras da fé
- irmãs em cristo
- 29 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Eunice era uma judia que tomou para si a responsabilidade de ensinar a seu filho Timóteo as Escrituras Sagradas, fazendo-o “sábio para a salvação pela fé” (2Tm 3.15). Seu marido era um gentio grego que, provavelmente, havia morrido durante os primeiros anos de vida de Timóteo. De qualquer forma, não há evidências de que seu marido se importasse em ter com um coração perfeito diante de Deus.
Dois fatores moldaram a vida de Timóteo. Desde muito cedo, sua devota mãe e sua fiel avó Loide, influenciaram sua vida. Involuntariamente, elas o preparam para o chamado de Deus para a salvação e, então, para o ministério, ensinando-lhe a Palavra de Deus (2Tm 3.15). Mais tarde, quando adulto, ele ouviu a confirmação da mensagem do evangelho, a qual, primeiramente, habitou em sua mãe Eunice e em sua avó Loide (2Tm 1.15).
Durante a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo, por volta de 45 d.C, Eunice e Loide se converteram a Cristo em Listra. Refletindo uma fé verdadeira (2Tm 1.5), elas viveram aquilo em que acreditavam. Paulo afirmou que a mesma fé da mãe e da avó de Timóteo, estava no próprio Timóteo, deixando Paulo alegre. A fidelidade da mãe e da avó à verdadeira doutrina, fundamentada na Palavra de Deus e mantida pelo Espírito Santo, não era facilmente abalada.
Eunice e Loide são exemplos preciosos. As mulheres podem conhecer a Palavra de Deus e ensiná-la fielmente a seus filhos. Assim como Eunice e Loide, elas podem nutrir cuidadosamente a verdadeira fé e ser diligentes a fim de possuir a sã doutrina. Elas podem incutir a piedade em seus filhos, em vez do materialismo, e a semelhança com Cristo, em vez do egocentrismo. Eunice e Loide são testemunhas vivas de que nada na vida de uma mãe é mais importante do que ter uma fé pessoal e vibrante diante de seus filhos.
Fonte: Bíblia da Mulher / Editora SBB / Linguagem RA.
Commenti